História

HISTÓRIA

FUNDAÇÃO:

Casa Espírita Paz e Luz

“Aos quatorze dias do mês de fevereiro de mil novecentos e nove, reunidos em uma das salas da residência do ilustre confrade Victor Lopes de Oliveira Baptista para o fim especial de tratarem da fundação de um centro espírita com sede na cidade de Paranaguá, Victor Lopes de Oliveira Baptista, Carlos Eugenio de Souza, Manoel Antonio de Souza, Manoel Gonsalves Maia Jr., Hercílio Guimarães, Savas Joanidis, José Cechelero, João Azevedo da Silveira, Sallustio Lamenha Lins de Souza, Antonio Simplicio da Silva.”

Com estas palavras, escritas a bico de pena naquele grande e precioso livro, eram redigidas com muito carinho, as primeiras páginas de uma das histórias mais belas de pioneirismo, determinação e coragem.

Sob a direção do confrade Manoel Antunes de Souza, que presidia a memorável reunião, foram:

a) Expostos os motivos que determinaram a fundação do centro;

b) O nome de “Centro Espírita Paz e Luz”, aprovado por unanimidade.

c) Apresentado o projeto do estatuto, aprovado com algumas emendas.

d) Marcadas as primeiras sessões experimentais e instrutivas.

e) Eleita a primeira diretoria composta pelos irmãos Carlos Eugênio de Souza (Presidente), João Azevedo da Silveira (Secretário) e José Cechelero (Tesoureiro).

PROPÓSITOS:

Nota-se claramente a altivez de propósito dos nossos predecessores, expressa nos dois primeiros parágrafos do estatuto:

1º - No estudo teórico e experimental da Doutrina Espírita e na propaganda da mesma pela palavra escrita e, sobretudo pelo exemplo.

2º - Na prática da caridade, pelos ensinamentos morais ensinados no evangelho e materiais ao alcance de todos.

Recomendações que não foram esquecidas com o tempo e continuam sendo praticadas pela casa até hoje, através dos grupos de: Evangelização; Estudo da Doutrina Espírita; Trabalho mediúnico; Atendimento fraterno e de Assistência social.

DETALHES:

De uma história rica em detalhes, destacamos:

- A primeira sessão mediúnica em 28/06/1909, na sede da Rua Mal. Deodoro nº 50.

- A filiação à Federação Espírita do Paraná e compra do primeiro imóvel em 20/08/1913, para a instalação do Albergue Noturno.

- A inauguração de sua sede própria em 14/02/1938.

- A grande reforma das nossas instalações, iniciada pelo presidente Silvio Moreira da Fonseca em 2004 e concluída pela presidente Edenilse Drulla em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário